FRCG

Políticas Institucionais

As políticas institucionais acadêmicas da FRCG buscam a promoção do estudante e de seus professores, considerando os diferentes cenários do desenvolvimento social e acadêmico. Além disso, priorizamos as múltiplas possibilidades de promover a educação por meio de um ensino humanizado, levando em consideração as particularidades da comunidade acadêmica.

Ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem da FRCG, principalmente nos cursos de graduação, está comprometida com a interdisciplinaridade, com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. Para a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), utilizamos as diretrizes desenhadas pelo nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que define:

  • A oferta de uma educação contextualizada com as demandas do mundo do trabalho;
  • A flexibilização da concepção de espaço para a construção ativa do conhecimento;
  • O protagonismo do estudante na liberdade de ir e vir entre teoria e prática;
  • A adoção de práticas pedagógicas que favoreçam a inter e a transdisciplinaridade;
  • A garantia de debates sobre temas contemporâneos, envolvendo a diversidade, o meio ambiente, a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural.

Atendemos também o desenvolvimento de ações que contemplem o crescimento econômico e social regional, além da condução das aulas utilizando atividades somativas e formativas. Na FRCG, buscamos realizar atividades de caráter prático, por meio da utilização intensiva de laboratórios, equipamentos, tecnologias e instalações de maneira geral (conheça nossa infraestrutura), que simulem as condições de trabalho dos ambientes profissionais dos diversos cursos. Vemos, portanto, a preocupação em promover uma aprendizagem ativa, que pode ocorrer em sala de aula através de encontros dialogados, dinâmicas de grupo, projetos integradores, elaboração de artigos, mesa redonda e outras estratégias metodológicas.

Pesquisa

Para que seja possível a execução e a ampliação das diretrizes da política de pesquisa (qualidade, atualização constante, interdisciplinaridade, relevância social, integração, incentivo e desenvolvimento cultural), a FRCG valoriza os projetos de pesquisa sob a forma de subsídios financeiros ou parcerias institucionais, potencializando as oportunidades e a ampliação dos programas de divulgação da pesquisa e da inovação.

Os projetos de Iniciação Científica devem tomar como ponto de partida os dados da realidade local, regional e nacional, buscando aprofundar conhecimentos adquiridos e, principalmente, produzir novos conhecimentos que possam contribuir com soluções para problemas imediatos, que emergem das relações sociais.

A partir destas premissas e coordenado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), desejamos:

  • Despertar a vocação de pesquisador;
  • Incentivar novos talentos;
  • Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica;
  • Oferecer a oportunidade de desvendar o processo de geração do conhecimento;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos;
  • Permitir aos professores pesquisadores a oportunidade de envolverem alunos de graduação nas atividades científicas.

Extensão

A FRCG exerce a extensão como uma prática acadêmica que interliga as necessidades da comunidade acadêmica (contribuindo para a formação do aluno) com as demandas sociais e comunitárias, concentradas nas atividades do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX). Esse relacionamento possibilita a prática da responsabilidade e do compromisso social do ensino superior, orientada para o exercício pleno da cidadania.

As atividades de extensão são realizadas sob as formas de programas, projetos, cursos, assessoramentos, prestação de serviços e/ou consultorias, dialogando com a sociedade e impactando na formação do estudante. Essas ações são sistematizadas nas seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia e produção.

Além das atividades de extensão, também promovemos eventos, sendo os mais significativos:

  • Semanas Acadêmicas;
  • Jornadas de Iniciação Científica e Ciclos de Palestras;
  • Academia de Negócios;
  • Cursos de Férias, vinculando-se diretamente aos cursos de Graduação;
  • Feira de Profissões.

Pós-Graduação Lato Sensu

A pós-graduação da FRCG está atenta às mudanças constantes trazidas pelas tecnologias e avanços científicos, por mudanças sociais, econômicas ou ambientais, por descobertas de novos métodos ou protocolos mais eficientes. Buscamos aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis na internet (ferramentas de busca e de produção colaborativa de texto, revistas científicas etc.) e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (material didático, fóruns, videoaulas, atividades dinâmicas etc.), uma vez que nossos cursos de pós-graduação são ministrados de forma online. 

A cada nova turma, os currículos dos cursos são atualizados e adaptados às constantes transformações e exigências do mercado de trabalho e da sociedade. Essa dinâmica de ensino possibilita ao estudante Rebouças aperfeiçoar sua formação acadêmica em áreas específicas, representando um diferencial real em seu currículo reconhecido pelo mercado. As matrizes têm carga horária mínima de 360 horas, contendo componentes curriculares e atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social constitui um dos eixos norteadores e incorporadores das ações FRCG tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. O intercâmbio com a comunidade contribui para o desenvolvimento da região, gerando empregos, capacitando profissionais para atender às necessidades das empresas e da comunidade e formando cidadãos dotados de princípios éticos e responsabilidade social.

Nosso compromisso social perpassa todos os projetos institucionais e cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC), pois a finalidade desta política é a promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente e da preservação e produção cultural, e deverá estar coerente com os seguintes eixos temáticos:

  • Preservação e sustentabilidade do meio ambiente;
  • Promoção à saúde e à qualidade de vida;
  • Desenvolvimento da cultura;
  • Transferência de tecnologias apropriadas;
  • Capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas.

Pela contribuição social, a FRCG foi premiada, em 2018, com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), pelas ações de responsabilidade social promovidas a partir da preocupação com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável.

Durante o ano, realizamos ações permanentes e semestrais, que podem ser conferidas em nossa área de notícias ou clicando na ação: convênios, palestras e oficinas, cursos livres, Central de Talentos, Programa Atos 17, Especial Chef, Projeto Espaço Empreender, Programa Ecoruja, Semana de responsabilidade social do ensino superior particular, Hospital veterinário, Clínica Escolas de Odontologia, Dia S de Solidariedade, Campanha de vacinação antirrábica, Projeto Anatomy Day.

Desenvolvimento Econômico e Social

Com base em práticas comprometidas com a construção de uma sociedade justa e sustentável, fundadas nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e educação como direito de todos e todas, a FRCG segue princípios da educação voltada ao desenvolvimento econômico e social. A coerência entre as nossas ações e preocupação com o desenvolvimento econômico e a responsabilidade social evidencia-se por meio das seguintes iniciativas:

  • Implantação de cursos de graduação e pós-graduação que atendam às necessidades de desenvolvimento da região;
  • Engajamento da comunidade acadêmica em ações de voluntariado;
  • Promoção de espaços de debate sobre temas de interesse público;
  • Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;
  • Vinculação entre ética, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e práticas sociais na garantia de continuidade dos estudos e da qualidade social da educação;
  • Articulação na abordagem de uma perspectiva crítica e transformadora dos desafios;
  • Respeito à pluralidade e à diversidade.

A responsabilidade social deve ser alcançada com a adoção de processos formativos pautados na formação cidadã, em princípios éticos, no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes com relação aos processos sociais, econômicos, políticos e culturais, no incentivo à criatividade para identificar problemas e propor soluções e na formação cultural ampla. Dessa forma, paralelamente às atividades de ensino, a FRCG fortalece e incentiva a atividade de iniciação científica e extensão por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), envolvendo os estudantes com o desenvolvimento econômico e social regional, a melhoria da infraestrutura urbana/local, das condições e da qualidade de vida da população e as ações de inovação social.

Acessibilidade

Nós nos preocupamos em garantir os requisitos mínimos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, que estudam ou venham a estudar na FRCG, tendo como referência a Norma Brasil 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Alguns procedimentos exigidos foram atendidos, como:

  • Eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação do estudante;
  • Reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades da faculdade;
  • Construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores;
  • Adaptação de portas e banheiros;
  • Computador com sistema de síntese de voz;
  • Software de ampliação de tela;
  • Scanner acoplado ao computador;
  • Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
  • Valorização do conteúdo semântico ao invés do gramatical, na correção das provas escritas.

Para evidenciar a preocupação com a formação de profissionais com aptidão para comunicação com pessoas surdas, a disciplina de Libras está inserida como componente curricular obrigatório, tendo em vista que, de acordo com o IBGE, a Paraíba concentra uma população de mais de 180 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Em Campina Grande, a proporção é de 23%.

Diante da relevância cultural e socioeconômica, a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena também está inclusa nos planos de ensino das disciplinas dos nossos cursos, além das atividades de extensão, pois entendemos que esta temática, nos sistemas de ensino, significa o reconhecimento da importância do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação da sociedade em redução às desigualdades.

Comunicação

Considerando a comunicação numa perspectiva de metadisciplina (ferramenta que permite aos diversos atores que integram os coletivos da organização exercerem melhor suas atividades), toda a comunidade acadêmica é convocada a assumir o papel de emissor e receptor de mensagens e conteúdos, competindo à instituição criar os meios para isso. Assim, buscamos alinhar a FRCG ao movimento global (e globalizante), permitindo uma comunicação diversa e plural e que encontra na internet sua maior e mais presente expressão. 

Toda a comunicação de caráter mercadológico e institucional, que envolva posicionamento

de marca, é conduzida pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da FRCG em parceria com a nossa própria agência de publicidade, Gommo Publicidade. Cabe à ASCOM, portanto, coordenar as atividades de propaganda, publicidade (assessoria de imprensa), eventos, brindes, peças de comunicação, inteligência de mercado, marketing digital na internet e redes sociais.

Configuramos também as diretrizes das políticas de comunicação com a comunidade interna como sendo:

  • O conjunto de estratégias, ações, produtos e canais, formais e informais, que objetivam promover a interação entre a instituição e seu público interno;
  • A criação de uma cultura de comunicação efetiva;
  • A promoção do engajamento da comunidade acadêmica com nossa missão, visão e valores. 

A comunicação interna deverá trabalhar com os contextos pessoal, profissional, de eventos, operacional, de pertencimento e de campanhas, por meio de redes sociais, site, quadro de avisos, revista, flyers e banners informativos.

Atendimento ao discente

A gestão de permanência do estudante tornou-se objetivo primordial na FRCG, levando a propostas de suporte pela via de elaboração de políticas de assistência, encabeçadas pelo Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD), pelo apoio acadêmico, pelo Conselho Acadêmico e pela Administração Superior, com bolsas, auxílios, apoios, ações de acolhimento e orientação, políticas de sensibilização e de saúde mental.

Neste sentido, atuamos principalmente nas diversas formas de ingresso; no acompanhamento educacional, psicopedagógico, psicológico, técnico pedagógico, profissional dos estudantes; junto aos representantes de turma; nas atividades de extensão e pesquisa acadêmica e nos programas de apoio financeiro e bolsas.

Inovação tecnológica e desenvolvimento artístico cultural

As inovações são resultados da interação das vivências e da cultura de pessoas e instituições, num processo contínuo de repensar a realidade local para construir um futuro melhor. Para atender a esta demanda, a FRCG pretende criar o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT com o objetivo de promover iniciativas e desenvolver instrumentos de apoio à população, num processo que vai desde a criação de ideias, passando pela elaboração e registro de propriedade intelectual, até a sua implementação e difusão junto à comunidade. Um exemplo desse tipo de inovação é o Sistema Digital para Adoção de PET, em desenvolvimento, no qual os alunos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas ao Centro de Zoonoses de Campina Grande, elaboram anamnese nos animais e promovem uma feira de adoção digital.

Já em relação ao desenvolvimento artístico cultural, a FRCG interliga nossas ações à promoção de atividades que visam o fortalecimento das raízes culturais do país, com destaque para as manifestações locais. Dentro deste contexto, as visitas técnicas, aulas de campo e projetos de extensão possibilitam o incremento e valorização da cultura, como nas seguintes ações:

  • Revitalização do Cine Teatro São José: os alunos do curso de Design de Interiores da FRCG desenvolveram, sob a supervisão de seus professores e como parte do projeto extensionista, a revitalização e o projeto de design de interiores.
  • Excursão CASACOR: anualmente a FRCG realiza uma excursão com os alunos de Design de Interiores ao evento CASACOR, que reúne os mais renomados arquitetos, designer de interiores e paisagistas.
  • Museu e Art Deco de Campina Grande: com o intuito de promover a preservação da história da arquitetura e do patrimônio, os alunos do curso de Design de Interiores realizam o mapeamento da arquitetura que utiliza este estilo. O projeto conta também com a visita técnica ao Museu de Campina Grande.
  • Projeto ALTERNAVIDA: os alunos da graduação e pós-graduação participam do evento ALTERNAVIDA, com oferece serviços à comunidade e realiza doação de roupas e alimentos. O evento culmina no Parque do Povo com show gospel, valorizando a referência da cidade de Campina Grande como centro apologético cristão do mundo.
  • Da feira central ao lar: os alunos de Design de Interiores e Recursos Humanos à feira central de Campina Grande, considerada patrimônio histórico cultural e imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como aula de campo.
  • Ações de ampliação de apoio cultural ao Maior São João do Mundo: os alunos de Design de Interiores desenvolvem layouts das barracas juninas, com o intuito de trazer inspiração aos barraqueiros. A ação é feita em parceria com a Associação dos Comerciantes do São João (ACMSJM), e sugere a utilização de materiais reciclados, elementos sertanejos e musicais, artigos juninos, empreendedorismo e o empoderamento feminino. 
  • Arraiá da colheita: evento interno da FRCG realizado em junho com toda comunidade acadêmica para valorizar a cultura junina da região. No evento cantam artistas locais e o espaço conta com elementos juninos, literatura de cordel e comidas típicas.
  • Melhor idade: os alunos de Recursos Humanos e Farmácia participam de aula de campo no Centro Municipal do Idoso, com o intuito de promover palestras educativas e aferição de pressão, culminando em quadrilha junina e casamento matuto.
  • Cãominhada: o curso de Medicina Veterinária promove uma caminhada no entorno do Açude Velho com os animais fantasiados de temas juninos, trio elétrico e distribuição de folders educativos de cuidados com os pets, fruto dos projetos desenvolvidos em sala de aula.

Estímulo à produção discente e à participação em eventos científicos

A FRCG acredita na necessidade de desenvolver políticas que estimulem a produção científica dos estudantes e, para tal, destacamos o incentivo a sua participação em olimpíadas, feiras, encontros e jogos, organizados internamente ou em outras instituições, formação e participação de grupos de estudos, visitas técnicas e culturais, realização das Semanas Acadêmicas e exposições de Projetos Integradores. Além disso, concedemos apoio financeiro para atividades acadêmicas, em âmbito local, nacional ou internacional, como ajuda de custo para inscrição, passagens, hospedagem, alimentação ou produção de banners, edição e impressão de produções científicas, apoio para divulgação e publicação de monografias ou outros trabalhos acadêmicos e recursos e infraestrutura para pesquisa (laboratórios, equipamentos de informática, ambiente de trabalho, bibliotecas, etc.).

Egresso

A um atendimento especial aos nossos egressos, por meio do Alumni, pois consideramos que continuam participando da vida acadêmica da FRCG. Por isso tornou-se compromisso institucional manter um banco de dados atualizado para melhor comunicação com os egressos, investigar os setores econômicos que estão absorvendo mais efetivamente os nossos profissionais, proporcionar formação continuada por meio dos cursos de pós-graduação, noticiar vagas de emprego e divulgar suas contribuições à comunidade (conquistas, premiações, produção artística, científica e literária). Atuamos também em algumas ações, como a Prata da Casa e a Central de Talentos.