BLOG

10/07
2021

Na última terça-feira (5), alguns alunos do curso de Farmácia da disciplina Assistência Farmacêutica e Estágio Observacional III participaram de visita técnica na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Campina Grande com a professora Mariana Dantas.

A Central é responsável pela distribuição de medicamentos para hospitais, centros de saúde, UPA, CAPs, residências terapêuticas e SAMU.

Por meio de uma parceria entre a Faculdade Rebouças e a Prefeitura de Campina Grande para visitar o local, os estudantes viram de perto as atividades desenvolvidas ali, acompanhados pela coordenadora farmacêutica Mercia Amaro e seu assistente farmacêutico Ricelly.

Confira alguns registros.

10/06
2021

Ontem, 5, o coordenador de Farmácia da Faculdade Rebouças, Helimarcos Nunes, juntamente com representantes da diretoria, Fábio Rebouças e Jeanine Nóbrega, visitaram a UBS Adriana Bezerra para conhecer a instalação do Consultório Farmacêutico da faculdade nessa unidade.

O projeto é pioneiro e objetiva estabelecer serviços à população, além de conciliar a prática de ensino dos alunos de farmácia por meio do estágio supervisionado. A ação será ampliada posteriormente para outras Unidades Básicas de modo a beneficiar ainda mais a sociedade.

Esse é o primeiro Consultório Farmacêutico de uma instituição privada em uma Unidade Básica de Saúde na cidade. A instalação é uma parceria entre a Faculdade Rebouças e a Secretaria de Saúde de Campina Grande.

10/06
2021

Na manhã de hoje, 6, os alunos do P6 do curso de Farmácia da Faculdade Rebouças realizaram o primeiro atendimento no novo Consultório Farmacêutico da Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, em Campina Grande.

Esse é o primeiro consultório farmacêutico desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde na cidade. O pioneirismo ocorreu por meio de uma ação integrada e articulada entre a coordenação do curso de farmácia da FRCG e a Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Os alunos estão aproveitando a oportunidade para desenvolver atividades do estágio supervisionado em Consultório Farmacêutico, sob a supervisão da professora Jessica Cabral. Os serviços prestados vão desde avaliação das condições de saúde do paciente como também avaliação da terapia Farmacológica, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e medidas antropométricas, entre outros. As informações e análises colhidas serão repassadas para a equipe da Unidade no intuito de melhorar o atendimento para esses pacientes.

Confira alguns registros.

10/04
2021

Na manhã do último sábado, 02, aconteceu no campus II da Faculdade Rebouças o Curso de Extensão Vacinação Animal com alunos do Curso de Medicina Veterinária.

Ministrado pelas professoras Daneelly Henrique e Lais Barboza, o curso abordou a vacinação antirrábica em cães e contou com a parte teórica em sala de aula e depois prática, no laboratório de Anatomia Animal.

No próximo dia 6, quarta-feira, o curso volta a acontecer, porém com outras turmas. As inscrições devem ser realizadas no Portal Acadêmico e as vagas são limitadas.

*O Aluno que desejar receber certificação deverá consultar condições e valor da taxa.

10/01
2021

A Extensão Universitária é um dos três pilares indissociáveis - ensino, pesquisa e extensão. Para promover a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade num processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, estão abertas as inscrições para proposição de Projetos de Pesquisa e Extensão do NUPEX – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Rebouças.

São 8 áreas extensionistas distribuídas em seis eixos temáticos. A submissão da proposta de Projeto de Pesquisa e Extensão deve ser realizada até o dia 13/10 pelo(a) Professor Coordenador(a), através do e-mail da Coordenação de Ensino: coord.ensino@faculdadereboucas.com.br

Cada coordenador proponente poderá submeter apenas uma única proposta conforme as linhas extensionistas, podendo estar arrolado a cada Projeto até três professores.

A divulgação dos projetos aprovados será no dia 14/10. O período de execução das propostas aprovadas será de 25 de outubro a 30 de dezembro de 2021 em sua primeira etapa, podendo se estender para segunda etapa de 10 de janeiro de 2022 até 30 de julho de 2022, exclusivamente para as práticas extensionistas.

Após aprovação e divulgação dos projetos, os alunos interessados poderão se inscrever entre os dias 15 e 18 de outubro.

Confira o edital completo em: faculdadereboucas.com.br/publicacoes

10/01
2021

A monitoria é uma forma de iniciar o aluno na atividade docente, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, possibilitar o cumprimento de Atividades Complementares e estimular o aprofundamento de estudos e o trabalho cooperativo.

Nesse contexto, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Monitoria Voluntária 2021.2 da Faculdade Rebouças. Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de Graduação Presencial, no semestre letivo vigente, estando em regularidade nas situações acadêmicas.

As inscrições devem ser feitas através do Portal do Aluno (via link de inscrição) ou presencialmente na secretaria acadêmica, no campus II, até o dia 07/10. Os resultados serão divulgados em nosso site no dia 15/10.

A seleção dos candidatos será realizada como etapa eliminatória e classificatória através dos seguintes critérios:  Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e Nota Final com base na composição Coeficiente de Rendimento Acadêmico e Nota obtida na disciplina objeto de monitoria ou equivalente.

As atividades de Monitoria de Ensino de Graduação em 2021.1 serão iniciadas no dia 19/10/2021 e encerradas no dia 30/12/2021. 

Confira o edital completo em: faculdadereboucas.com.br/publicacoes

09/27
2021

A Faculdade Rebouças promoveu durante os dias 23, 24 e 25 de setembro a 4ª Semana Farmacêutica (IV SEFARM). Nesta edição, o evento teve como tema “Perspectivas de atuação do farmacêutico no período pós-pandêmico” e aconteceu de forma on-line com palestras, e presencial com minicursos.

Foram três dias de imersão em conteúdos que mostraram vários aspectos na área de farmácia, principalmente envolvendo o período de pandemia, desde exames laboratoriais para covid-19, até tratamento e vacinas.

Dentre as temáticas abordadas nas palestras, os participantes puderam debater sobre Alterações laboratoriais na Covid-19, A Química Medicinal e a Busca por Terapias Contra o Covid-19, Métodos de Diagnóstico e Testes Rápidos, Experiências de Atuação do Farmacêutico Hospitalar no período pandêmico e Desenvolvimento de Vacinas: A contribuição da pesquisa para a saúde pública.

Já nos minicursos, eles aprenderam na teoria e na prática sobre Exames Hematológicos aplicados a Covid-19, A prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária, O Mercado de Atuação do Farmacêutico na Estética e Métodos de Identificação de Produtos Marinhos.

No último dia, houve um Painel Honorário, além de uma palestra especial com Dr. José Ricardo, Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba. Por fim, a turma pioneira do curso de Farmácia da Faculdade Rebouças foi homenageada pela coordenação do curso prof. Helimarcos Nunes, pelo vice-coordenador prof. Gessenildo Pereira, pela nossa diretora-geral Monick Farias e pelo prof. Jakson Luís.

Os alunos receberam lembrancinhas, assistiram a um vídeo com toda a sua trajetória no curso e uma árvore foi plantada no campus, uma forma de simbolizar os frutos e o desenvolvimento que cada aluno teve na graduação e que será refletido no seu futuro profissional.

Para a aluna da primeira turma, Michelle Amorim, a palavra gratidão define todo esse momento e sua trajetória. “É só gratidão por tudo e por todos que se fizeram presente durante esses 4 anos de curso. Desde sempre sou grata a Deus por ter me colocado em uma faculdade que me acolheu tão bem. De fato, essa foi a última semana farmacêutica que estive presente como aluna e que ficará marcada por toda uma vida, próximo ano tem mais e estarei participando como farmacêutica”, disse.

09/24
2021

O SEST/SENAT unidade Campina Grande realizou hoje, 24, um evento especial com serviços de saúde e educação para trabalhadores do transporte, dependentes e comunidade geral.

A mobilização faz parte da Semana Nacional do Trânsito e contou com a participação da Faculdade Rebouças. Os alunos do P4, P5 e P6 do curso de Odontologia realizaram orientação de higiene bucal, escovação dentária e aplicação de flúor.

O professor e coordenador do curso Tony Peixoto, juntamente com a diretora-geral Monick Farias e as professoras Daiana Carvalho e Mara estiveram acompanhando tudo.

Confira os registros.

 

SOBRE A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

No último ano, 80 pessoas morreram, em média, por dia, em decorrência de acidentes no trânsito. As causas são variadas como falta de atenção, velocidade excessiva, embriaguez e outras imprudências.

Para tentar conscientizar e educar todos aqueles que influenciam o trânsito — motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas — de modo que percebam sua responsabilidade e participação na busca por um trânsito mais seguro, O SEST/SENAT realiza a Semana Nacional do Trânsito 2021.

O evento tem como tema “SEST SENAT pela Vida” e acontece de 20 a 24 de setembro. Durante a mobilização, estão sendo realizadas ações que mostram a importância da qualificação continuada e dos cuidados preventivos com a saúde dos motoristas.

A ação também conta com atendimentos de saúde como orientação de saúde bucal, aplicação de flúor, aferição de pressão, ginástica laboral, teste de flexão, entre outros.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados