BLOG

04/28
2020

A Faculdade Rebouças de Campina Grande pautada na Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 e PORTARIA Nº 395, DE 15 DE ABRIL DE 2020 do MEC que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, segue com esta recomendação para que não haja prejuízo em desfavor do corpo discente.

Ações da Faculdade Rebouças: Criamos um Comitê Interno Permanente, composto por especialistas da FRCG em Educação de Ensino Superior e Tecnologias na Educação, além da contratação de consultoria para nos auxiliar no período de aulas remotas. Investimos na aquisição de plataformas digitais, de ferramentas digitais, além da adoção de treinamento continuo e permanente do corpo docente, coordenações de curso e coordenação geral de ensino, requerendo força extra de trabalho. Arduamente, todos os docentes precisaram revisar seus planos de aula e adaptaram estes ao ensino remoto e as tecnologias por nós adquiridas, medidas estas, que são continuas, onde os docentes precisam participar ativamente das reuniões de planejamento e estratégias de ensino.

Atividades Teóricas e Práticas: Nesse momento, todo o conteúdo de natureza teórica está sendo ministrado pelo método de ensino remoto, através de plataformas digitais de fácil utilização, conforme determinação do MEC, customizadas e ministradas pelo próprio professor responsável da disciplina, em tempo real no mesmo horário de aula, com interação, além do desenvolvimento de material disponibilizado ao aluno. Já as atividades práticas serão realizadas normalmente, tão logo se encerre a quarentena, determinação esta do próprio MEC. Diante disso, cumpre-se a finalidade precípua do contrato de prestação de serviços educacionais que regulam o ensino superior, em sua integralidade, em que pese a situação de força maior cujos impactos são de ordem global, atividades estas que conforme Portarias do MEC de nº 343 e 395 determinam que não há prejuízo acadêmico para o ensino superior.

Da mesma forma, que não houve paralisação das atividades educacionais as administrativas prosseguem em sistema de rodízio ou por meio do teletrabalho.

Importante: Ainda como forma de fidelizar e se antecipar a qualquer dificuldade que eventualmente tenha surgido neste período de quarentena e adoção do ensino remoto, tão logo retornem as aulas presenciais, ao longo de todo o ano de 2020, ofereceremos aulas de nivelamento do conteúdo teórico ministrado durante a vigência das Portarias do MEC citadas. Estas aulas farão parte de cargas horárias extras que, como citamos, possuem o objetivo de fidelizar e demostrar nosso compromisso com a qualidade de ensino. Não estamos medindo esforços e nem investimentos em tecnologias e capacitação para garantir o cumprimento da carga horária e da entrega do conteúdo.

 

Mensalidades: No que se refere as mensalidades, diante de tudo o que mencionamos, cabe ressaltar que os valores das mensalidades da Faculdade Rebouças é a única fonte de receita e, portanto, dela depende toda a sustentabilidade financeira da instituição, assim como, o pagamento de salários de professores, funcionários, prestadores de serviços, além dos custos fixos da instituição tais como impostos, aluguel, água, luz e telefone. A Faculdade Rebouças já se destaca pelos descontos praticados nas nossas mensalidades antes mesmo deste cenário. Nossa política institucional de descontos já se diferencia no mercado e beneficia toda a comunidade acadêmica.

Não há dúvidas de que a crise do coronavírus está impondo um cenário desafiador a toda humanidade, e por isso, temos adotado uma política de atender individualmente cada aluno, observando suas necessidades, realidade e risco, negociando, flexibilizando e facilitando ao máximo o pagamento de suas mensalidades de forma a promover a sua continuidade no curso.

IMPORTANTE: Cumpre-se destacar que a Faculdade Rebouças já adota uma política de descontos agressiva que a faz se destacar no mercado, cumprindo um dos seus pilares institucionais de cunho social. Diante de todos os pontos elencados: ações com a criação de Comitê Interno Permanente, custos extras e investimentos em novas tecnologias, contratação de consultoria, treinamento para equipe acadêmica e corpo docente, a manutenção das atividades administrativas, além da política de descontos já aplicada no valor das mensalidades antes mesmo deste cenário, a FRCG fica impossibilitada de aplicar novos descontos nas mensalidades, medida esta que comprometeria diretamente a sustentabilidade financeira e a viabilidade da continuidade de exercício de nossas atividades.

 

DA REGULAÇÃO: O MEC, instância Federal que regula nossos serviços, determinou o uso de ensino remoto para que não houvesse prejuízos no calendário acadêmico, atrasos nas colações de grau e tantos outros transtornos e impactos na vida do estudante. Por isso, nossos esforços em seguir com as orientações do MEC, adotando e adquirindo uma infraestrutura digital de primeira linha.  Estamos atravessando a maior crise da humanidade em tempos modernos exigindo a colaboração de todos. A cooperação e a empatia exercida nesse momento fará a grande diferença.

 

A Faculdade Rebouças continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, bem como as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

 

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados