BLOG

07/10
2020

O coordenador, José Matias, esteve presente em uma reunião com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) nessa quinta (09) as 14h30. Estiveram presentes os representantes das instituições de ensino superior público e privado e a comissão de educação do CRMV. A pauta de reunião foi a apresentação dos coordenadores de como serão as atividades desenvolvidas acadêmicas e nos respectivos cursos frente à pandemia e também sobre a legislação do ensino remoto, definido pelo Ministério da Educação.

A Faculdade Rebouças deixa claro o seu compromisso com o ensino 100% presencial para o curso de Medicina Veterinária e aos demais cursos de área de saúde. 

07/06
2020

Agora a Faculdade Rebouças conta com matrícula e vestibular totalmente on-line e gratuito. Candidatos que desejam ingressar no período de 2020.2 já podem realizar a prova e matricular-se sem sair de casa.Para se inscrever basta acessar o site oficial da Faculdade Rebouças, ir para a página do vestibular e preencher os seus dados. Logo após, escolha o curso desejado, a forma de ingresso e o por último o envio da documentação.

O processo seletivo permite várias formas de ingresso. O candidato ficará isento da prova caso use sua nota do Enem ou se transfira de outra IES.  O pagamento da matrícula também será efetuado de forma digital. Para o período de 2020.2 a Rebouças está com descontos especiais de até 80% em 2020 e 70% até o final do curso para transferidos. Além disso, todas as formas de ingresso garantem bolsas de até 70% para novos alunos. 

04/28
2020

A Faculdade Rebouças de Campina Grande pautada na Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 e PORTARIA Nº 395, DE 15 DE ABRIL DE 2020 do MEC que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, segue com esta recomendação para que não haja prejuízo em desfavor do corpo discente.

Ações da Faculdade Rebouças: Criamos um Comitê Interno Permanente, composto por especialistas da FRCG em Educação de Ensino Superior e Tecnologias na Educação, além da contratação de consultoria para nos auxiliar no período de aulas remotas. Investimos na aquisição de plataformas digitais, de ferramentas digitais, além da adoção de treinamento continuo e permanente do corpo docente, coordenações de curso e coordenação geral de ensino, requerendo força extra de trabalho. Arduamente, todos os docentes precisaram revisar seus planos de aula e adaptaram estes ao ensino remoto e as tecnologias por nós adquiridas, medidas estas, que são continuas, onde os docentes precisam participar ativamente das reuniões de planejamento e estratégias de ensino.

Atividades Teóricas e Práticas: Nesse momento, todo o conteúdo de natureza teórica está sendo ministrado pelo método de ensino remoto, através de plataformas digitais de fácil utilização, conforme determinação do MEC, customizadas e ministradas pelo próprio professor responsável da disciplina, em tempo real no mesmo horário de aula, com interação, além do desenvolvimento de material disponibilizado ao aluno. Já as atividades práticas serão realizadas normalmente, tão logo se encerre a quarentena, determinação esta do próprio MEC. Diante disso, cumpre-se a finalidade precípua do contrato de prestação de serviços educacionais que regulam o ensino superior, em sua integralidade, em que pese a situação de força maior cujos impactos são de ordem global, atividades estas que conforme Portarias do MEC de nº 343 e 395 determinam que não há prejuízo acadêmico para o ensino superior.

Da mesma forma, que não houve paralisação das atividades educacionais as administrativas prosseguem em sistema de rodízio ou por meio do teletrabalho.

Importante: Ainda como forma de fidelizar e se antecipar a qualquer dificuldade que eventualmente tenha surgido neste período de quarentena e adoção do ensino remoto, tão logo retornem as aulas presenciais, ao longo de todo o ano de 2020, ofereceremos aulas de nivelamento do conteúdo teórico ministrado durante a vigência das Portarias do MEC citadas. Estas aulas farão parte de cargas horárias extras que, como citamos, possuem o objetivo de fidelizar e demostrar nosso compromisso com a qualidade de ensino. Não estamos medindo esforços e nem investimentos em tecnologias e capacitação para garantir o cumprimento da carga horária e da entrega do conteúdo.

 

Mensalidades: No que se refere as mensalidades, diante de tudo o que mencionamos, cabe ressaltar que os valores das mensalidades da Faculdade Rebouças é a única fonte de receita e, portanto, dela depende toda a sustentabilidade financeira da instituição, assim como, o pagamento de salários de professores, funcionários, prestadores de serviços, além dos custos fixos da instituição tais como impostos, aluguel, água, luz e telefone. A Faculdade Rebouças já se destaca pelos descontos praticados nas nossas mensalidades antes mesmo deste cenário. Nossa política institucional de descontos já se diferencia no mercado e beneficia toda a comunidade acadêmica.

Não há dúvidas de que a crise do coronavírus está impondo um cenário desafiador a toda humanidade, e por isso, temos adotado uma política de atender individualmente cada aluno, observando suas necessidades, realidade e risco, negociando, flexibilizando e facilitando ao máximo o pagamento de suas mensalidades de forma a promover a sua continuidade no curso.

IMPORTANTE: Cumpre-se destacar que a Faculdade Rebouças já adota uma política de descontos agressiva que a faz se destacar no mercado, cumprindo um dos seus pilares institucionais de cunho social. Diante de todos os pontos elencados: ações com a criação de Comitê Interno Permanente, custos extras e investimentos em novas tecnologias, contratação de consultoria, treinamento para equipe acadêmica e corpo docente, a manutenção das atividades administrativas, além da política de descontos já aplicada no valor das mensalidades antes mesmo deste cenário, a FRCG fica impossibilitada de aplicar novos descontos nas mensalidades, medida esta que comprometeria diretamente a sustentabilidade financeira e a viabilidade da continuidade de exercício de nossas atividades.

 

DA REGULAÇÃO: O MEC, instância Federal que regula nossos serviços, determinou o uso de ensino remoto para que não houvesse prejuízos no calendário acadêmico, atrasos nas colações de grau e tantos outros transtornos e impactos na vida do estudante. Por isso, nossos esforços em seguir com as orientações do MEC, adotando e adquirindo uma infraestrutura digital de primeira linha.  Estamos atravessando a maior crise da humanidade em tempos modernos exigindo a colaboração de todos. A cooperação e a empatia exercida nesse momento fará a grande diferença.

 

A Faculdade Rebouças continuará acompanhando atentamente os desdobramentos relativos ao novo Coronavírus, bem como as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

 

04/27
2020

As instituições de ensino superior precisaram se readaptar e traçar um plano emergencial de ensino durante o período de pandemia. Através de plataformas digitais, as faculdades particulares estão desenvolvendo suas aulas de forma remota e síncrona, o que diferencia da modalidade do Ensino a Distância (EAD).

 

O setor de ensino superior privado investiu em tecnologia e mudou suas estratégias metodológicas com treinamentos para professores e colaboradores, afim de dar suporte a todo corpo acadêmico. Durante o período de quarentena para o combate ao coronavírus, as aulas síncronas permitem que o aluno assista aula sem sair de casa, tendo acesso aos materiais e recursos online e ao vivo no mesmo horário das aulas presenciais. Já a metodologia permanece a mesma, com atividades e materiais elaborados pelo professor de cada disciplina de acordo com os conteúdos abordados nas aulas remotas.

 

Já no EAD há sempre a presença de tutores para tirar dúvidas e as atividades são padronizadas, assim como as avaliações e o calendário acadêmico. Nas aulas síncronas, o calendário permanece o mesmo já estabelecido no Plano de Ensino das instituições adaptado ao plano emergencial de ensino.  

04/20
2020

Nessa segunda (20) a Faculdade Rebouças iniciou a semana com a série de lives durante o período de isolamento social. Com o objetivo de levar conhecimento e assuntos atuais acerca do período de crise, os encontros acontecem a partir das 15h de segunda a sexta através do Instagram (@faculdade_reboucas). Confira a programação abaixo:

Segunda (20/04) 15h: 
Dê um salto e levante-se: tenha um novo olhar sobre o amanhã.
Participação: Amélia Guimarães -  
Formada em Administração de Empresas (UEPB-PB), pós-graduada em Qualidade & Produtividade (UFPB-PB). Consultora Sênior do Projeto Agentes Locais de Inovação (SEBRAE-PB). Consultora credenciada ao SEBRAE-PB nas áreas: RH e Empreendedorismo, Marketing e Vendas, Qualidade e Processos (PSGQ- Programa SEBRAE e Gestão da Qualidade). Diretora da empresa ATHOS Consultoria & Eventos Ltda.
Mediador:  José Ozildo

Quarta (22/04) 15h:
Plantas medicinais e fitoterapia na terapêutica atual.
Participação: Pablo Rayff - 
Graduado em Farmácia Generalista pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), Mestre em Ciências Farmacêuticas (2020) e Doutorando em Produtos Naturais Sintéticos e Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em Farmacologia. Desenvolveu atividades na área de Controle de Qualidade em Medicamentos, Tecnologia Farmacêutica e Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos, com ênfase em substâncias com potencialidade terapêutica gastroprotetora, anti-inflamatória, analgésica e ansiolitica.
Mediador: Elaine Araruna 


Quinta (23/04) 15h: 
Estratégias comportamentais de atuação do design em Home office.
Participação: Iran Coêlho - Ex. Gerente de Negócios do Banco Banorte e Bandeirantes, Propagandista Laboratório Aché, Laboratório Janssen Cilag. Empreendedor Adesivart Comunicação Visual, Premium Marcenaria industrial, Atual Franqueado Finger Móveis Planejados. 
Mediador: Caio Méssala 


Sexta (24/04) 15h:
Comportamento e bem-estar de cães e sua importância no trabalho do médico veterinário. 
Participação: Tarsys Veríssimo - 
Adestrador e comportamentalista de cães, Zootecnista, Mestre em Produção de Não Ruminantes, Doutorando em Zootecnia (Etologia, Bioclimatologia e Bem-estar animal), Professor de Etologia e Bem-estar animal – UNIFIP, Conselheiro Efetivo e presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do CRMV-PB.
Mediador: José Matias 

Terça (28/04) 15h: 
Atuação do Cirurgião-Dentista, no consultório odontológico, em época do Covid-19.
Participação: Pettely Palmeira - 
Mestre em Clínica Odontológica (UEPB) Especialista em Implantodontia (UNICSUL) Gestora da Clínica VitaFace (Caruaru, PE) . Atua na área de Reabilitação Oral. 
Mediador: Yeska Paola 

 

Segunda (04/05) 15h: 
Desenvolvimento pessoal e empregabilidade em um mundo de crise. 
Participação: Jane Érica Barbosa - 
Administradora, Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica (Fundação Getúlio Vargas) e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching
Mediador: José Ozildo 


Sexta (08/05) 15h: 
Medo de fogos em cães: prevenção e tratamento comportamental
Participação: Tarsys Veríssimo - 
Adestrador e comportamentalista de cães, Zootecnista, Mestre em Produção de Não Ruminantes, Doutorando em Zootecnia (Etologia, Bioclimatologia e Bem-estar animal), Professor de Etologia e Bem-estar animal – UNIFIP, Conselheiro Efetivo e presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do CRMV-PB.
Mediador: José Matias 


03/18
2020

Considerando a Portaria Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 haverá mudanças nas  estratégias de ensino adotando atividades remotas, não sendo necessário deslocamento para a Faculdade até o dia 12 de abril de 2020. O calendário acadêmico está mantido em todos os cursos, sem maiores prejuízos. Qualquer alteração poderá ser feita de acordo com os desdobramentos do cenário pandêmico.

A partir de 23 de março os alunos receberão todo o conteúdo e orientação, com contato semanal com seus professores no horário de suas aulas presenciais através de nosso ambiente virtual. As aulas práticas e de laboratório previstas nas disciplinas acontecerão prioritariamente tão logo as nossas aulas sejam retomadas.

A aprendizagem não pode parar. Mas é importante a consciência de todos quanto ao isolamento social não só nas universidades, mas em outros locais com aglomerações e ambientes de expressivo fluxo de pessoas. Este é um momento em que todo gesto de prevenção pode fazer a diferença e minimizar o sofrimento de nossa sociedade.

03/17
2020

Na manhã dessa terça-feira (17) a Faculdade Rebouças de Campina Grande participou de uma reunião com o excelentíssimo reitor Rangel Júnior na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estiveram presentes também gestores e gestoras de instituições de ensino superior de Campina Grande, onde foi acordado a paralisação das aulas presenciais, suspendendo quaisquer atividades que culminam a aglomeração de pessoas.

Diante da situação que afeta todo o mundo da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, as lideranças acadêmicas ressaltam a importância do papel da universidade para esclarecer e fortalecer as informações confiáveis para seus alunos, professores e colaboradores. Sabendo também que diariamente muitos alunos se deslocam de diferentes cidades do estado da Paraíba, os representantes decidiram paralisar as aulas a partir da data presente (17/03), retornando no dia 12 de abril.

Apesar de não haver nenhum caso confirmado no estado, as medidas preventivas já foram acionadas. Também nessa terça, o Conselho Superior Acadêmico (CSA) da Faculdade Rebouças se reuniu para debater sobre as providências do andamento do semestre 2020.1. 

03/12
2020

A Faculdade Rebouças de Campina Grande recebeu os novos alunos em grande estilo nessa sexta (6) em parceria com a Destaque Formaturas. A atração principal, foi voltada para a prática do exercício físico com o personal dancer e coreógrafo Anderson Black, com muito fit dance para a galera de todos os períodos dos campus I e II.

Além da atração, também tivemos touro mecânico, degustação de salgados e serviços de estética gratuito. O momento reuniu toda a comunidade acadêmica para o entrosamento das novas turmas, com uma recepção unificada para os calouros do período de 2020.1. 

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados