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04/28
2021

Você já deve ter visto em algum edital de concurso público que a prova de títulos é uma das etapas que classificam os candidatos. Para adotar um parâmetro de desempate, as bancas organizadoras examinam o currículo do candidato identificando os mais qualificados academicamente e profissionalmente para exercer a função.

Um dos títulos válidos são certificados de conclusão de pós-graduação Lato Sensu. Essa pontuação pode ser o diferencial para você garantir uma vaga na tão sonhada carreira pública. Mas, o que seria a “prova de títulos?”

É uma análise curricular que tem como objetivo identificar candidatos mais qualificados. Ela é uma etapa adicional e classificatória nos concursos, pois será considerada nos casos de aprovação do candidato nas provas de caráter eliminatório (objetiva e/ou discursiva).

Os títulos incluem diplomas de mestrado e/ou doutorado, certificados de conclusão de pós-graduação, artigos científicos, livros publicados, experiência profissional, tudo o que comprova seu aprimoramento acadêmico ou profissional. Cada título possui uma pontuação, que depende do edital do concurso público em questão.

Uma pós-graduação vai te dar o diferencial profissional e garantir chances de pontuar melhor em concursos públicos, e com isso maiores salários e chances de promoção. Invista em sua carreira, você pode encontrar várias especializações e escolher a que melhor se encaixa com você, além de poder contar com a modalidade EAD e estudar quando e como quiser.

Você já conhece a Rebouças Digital? Temos mais de 110 cursos disponíveis para você se qualificar, e o melhor, tudo 100% digital. Conheça mais: www.reboucasdigital.com.br

04/19
2021

Na tarde do último sábado (17/04), os alunos da turma P4 do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Rebouças, acompanhados pela professora Daneely Henrique,  realizaram uma visita técnica em uma propriedade na cidade de Queimadas-PB.

O objetivo foi verificar as instalações dos animais, abordando na prática o que foi aprendido na disciplina de zootecnia, além de fazer coleta de sangue de ovinos para desfibrinação e confecção de meio de cultura Ágar sangue. A coleta de leite para cultivo microbiológico também foi realizada.

04/08
2021

A Faculdade Rebouças de Campina Grande, por meio do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD), abriu inscrições para três cursos on-line de capacitação. Os cursos serão realizados durante o mês de abril por meio do Google Meet.

A carga horária dos cursos varia entre três e quatro horas, valendo certificação de horas complementares. O investimento é de apenas R$50,00 para o público externo. Já para os alunos da Instituição, o curso é gratuito* e para se inscrever, basta acessar o Portal Acadêmico e escolher o curso.

As inscrições para público externo devem ser feitas através do link: https://bit.ly/3t2qD9H


*Aluno Rebouças que desejar receber certificação deverá consultar condições e valor da taxa.

 

Confira a programação:

 

17/04: 14h às 16h

Curso: Vida acadêmica de alta performance (Técnicas de estudos, aprendizagem e memorização).

 

26/04 e 27/04: 15h às 17h

Curso de Gestão de Tempo (ferramenta pomodoro).

 

29/04: 14h às 17h

Curso: Como passar em provas e concursos. 

03/18
2021

A Faculdade Rebouças de Campina Grande, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), abriu inscrições para cinco cursos on-line de capacitação. Os cursos serão realizados durante o mês de março por meio do Google Meet.

A carga horária dos cursos vai de quatro a oito horas, valendo certificação de horas complementares. Entre as temáticas abordadas estão: formação para monitores e capacitação para estágio, formação em projetos de pesquisa e extensão, curso prático de oratória e criação de pôster científico, e técnicas de escrita e publicação de artigo científico.

O investimento é de apenas R$50,00 para o público externo. Já para os alunos da Instituição, o curso é gratuito* e para se inscrever, basta acessar o Portal Acadêmico e escolher o curso. As inscrições para público externo devem ser feitas através do link: bit.ly/30Dsntq


*Aluno Rebouças que desejar receber certificação deverá consultar condições e valor da taxa.

 

Confira a programação:

 

Data: 16/03/2021 –14h às 16h (+2h atividades extraclasse)

Curso de Formação para Monitores

 

Data: 16/03 – 15h às 17h (+2h atividades extraclasse)

Curso de Capacitação em Estágio e suas modalidades (supervisionado e extracurricular)

 

Data: 17/03 – 15h às 17h (+2h atividades extraclasse) 

Curso de Formação em Projetos de Pesquisa e Extensão

 

Data: 20/03 – 16h às 18h (+2h atividades extraclasse)
Data: 27/03 – 16h às 18h (+2h atividades extraclasse)

Curso Prático de Oratória para apresentação de trabalhos acadêmicos e criação de pôster científico

 

Data: 20/03 – 14h às 16h (+2h atividades extraclasse)
Data: 27/03 – 14h às 16h (+2h atividades extraclasse)

Curso de Escrita e Publicação de Artigo Científico

03/03
2021

Você está insatisfeito com a atual faculdade onde estuda, as aulas não fazem muito sentido e o seu rendimento não está bom? É, talvez seja o momento certo para pedir transferência de curso para outra faculdade mais adequada ao seu futuro profissional.

São vários os motivos que levam os alunos a solicitarem transferência, muitas vezes a adaptação a metodologia de ensino foi ruim, ou a estrutura oferecida não correspondeu às expectativas, e até a distância e deslocamento também são fatores de mudança. A boa notícia é que você pode optar por uma transferência e ter a chance de estar em um novo local, podendo até investir em outras carreiras.

Não há problemas em mudar. Afinal, você quer ser um profissional qualificado e para isso precisa escolher o melhor lugar para se formar. Antes de realizar uma transferência de curso, analise alguns pontos para ter uma melhor decisão:

1-      Analise qual a sua motivação

Se você acha que não está recebendo a formação ideal, está insatisfeito com professores e metodologia de ensino, e a infraestrutura não atende à sua necessidade, talvez seja a hora de mudar.

2-      Coloque na balança os prós e os contras

Encontrando a motivação, agora avalie como será o processo da sua mudança. Faça uma lista dos prós e dos contras e veja se está pronto para lidar com eles.

3 – Pesquise sobre a instituição de ensino onde deseja estudar

Se você está mudando por insatisfação com a atual instituição onde estuda, avalie bem antes de eleger a próxima faculdade. Verifique se ela possui as características que você busca para sua formação. Faça uma visita, conheça de perto o ambiente onde irá estudar.

 

Se precisar analisar outros pontos cruciais, não descarte. Na hora de mudar vale analisar tudo! Depois de ponderar tudo o que foi dito acima, agora é hora de entender como funciona o processo de transferência. É simples!

O pedido de transferência inicia na instituição de ensino na qual o aluno ainda está matriculado. Normalmente o processo é feito na coordenação do curso juntamente com a secretaria acadêmica, reunindo todos os documentos necessários.

Você precisará dos documentos pessoais, além do histórico escolar do ensino médio, juntamente com o certificado de conclusão, e os documentos referentes à graduação em curso (histórico da graduação, ementas das disciplinas cursadas e declaração de vínculo ou trancamento).

Na nova instituição na qual deseja ingressar, você apresentará toda a documentação. Algumas instituições podem exigir a realização de um novo vestibular para avaliar as habilidades técnicas do aluno. Você também poderá solicitar a dispensa em algumas disciplinas, já que na maioria das vezes as grades são semelhantes, lembrando que os critérios variam de acordo com a instituição.

Mudar não é uma decisão simples, por isso, esteja ciente de que é fundamental escolher instituições de referência, afinal, é seu futuro profissional que está em jogo.

 

Tem interesse em transferir para a Rebouças e quer entender mais sobre o processo? Entre em contato com a nossa equipe.

 

02/24
2021

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e trata-se de uma legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, inclusive digitais, protegendo-os sob os direitos de liberdade e de privacidade, seja de identidades públicas ou privadas.

Para muitos profissionais da área de Recursos Humanos, a Lei é um grande avanço para o setor, embora traga alguns impactos já que envolve a segurança de dados de colaboradores, gestores, clientes e muito mais.

A Lei entrará em vigor a partir de 1º de agosto de 2021. Com isso, é preciso que as organizações tenham um plano de ação para adequação à mudança, sobretudo o setor de RH, já que armazena e gerencia informações pessoais dos colaboradores de uma empresa.

 

IMPORTÂNCIA DA LGPD PARA EMPRESAS

A base do trabalho dos gestores de Recursos Humanos são os dados dos colaboradores. Os dados são usados em planos de carreira, gestão estratégica ou mesmo para acompanhar o clima organizacional e rotinas de trabalho. Além disso, ouros dados sensíveis são manipulados como informações bancárias, histórico médico, endereço, telefone, etc.

Sem um controle e cuidado de armazenamento de forma segura, esses dados podem correr o risco de serem vasados ou sofrerem crimes cibernéticos.

 

IMPACTO DA LGPD NO RH

Alguns departamentos de RH já utilizam o modo informatizado de armazenamento de dados. Assim, com as novas exigências da lei, eles precisam redobrar os cuidados na preservação e tratamento de documentos pessoais. A grande concentração de dados em um único lugar torna o RH um ponto focal da lei de proteção de dados.

Caso empresas, pessoas físicas, órgãos públicos e entidades privadas não estejam em conformidade com as regras da LGPD, os mesmos estão sujeitos a sanções penais com punições e multas. Todas as ações que envolvem contratações e desligamentos, por exemplo, devem estar adequadas para evitar punições.

É preciso que o departamento de RH também disponibilize uma declaração de consentimento do colaborador que identifique a finalidade dos dados coletados e por quanto tempo ficarão armazenados. A LGPD também aponta que apenas informações essenciais devem ser coletadas. Cabe avaliar, durante um processo de seleção e recrutamento, se alguns dados como gênero, estado civil, orientação sexual são necessários e estão ligadas a atividade a ser exercida na empresa.

02/23
2021

A passagem pelo ensino superior proporciona grandes experiência seja por meio de grupos de estudos, projetos de extensão, estágios, e participar de monitoria na graduação pode ser um grande passo profissional. Essa atividade acadêmica estimula e reforça a importância da pesquisa científica, incentivando o processo de ensino-aprendizagem.

Na monitoria, o aluno tem o primeiro contato com o mundo da docência e, com isso, abre novos horizontes para experiências profissionais. É uma excelente oportunidade para troca de conhecimento tanto com o professor-orientador como com os demais alunos.

Além disso, o aluno que se identifica com a disciplina escolhida terá mais contato com a área, o que o levará a praticar mais os conhecimentos aprendidos. Aqui na Faculdade Rebouças há o incentivo para participação de alunos no programa de monitoria voluntária.

Etuel Limeira, aluno do quinto semestre do curso de Medicina Veterinária, foi monitor em 2020.1 da disciplina de Microbiologia Veterinária e em 2020.2 na disciplina de Anatomia Veterinária II. “Participar da monitoria contribui muito na vida acadêmica. Você aprende mais, se dedica mais e passa seus conhecimentos aos alunos, ajudando-os de alguma forma. É uma grande oportunidade e uma mudança na vida profissional, pois você enxerga novas possibilidade de atuação na área”, disse.

 

POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS

Participar da monitoria proporciona ao estudante o fortalecimento de suas relações interpessoais, além de promover o networking, expandindo a rede de contatos dentro e fora do meio acadêmico. O aluno aprimora o currículo, desenvolve habilidades específicas e compreende melhor o mundo da docência, afinal está colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Além disso, a monitoria pode servir como um norte na sua escolha profissional. Ao se dedicar a estudar uma disciplina, é possível construir uma identificação com a área e encontrar a linha de pesquisa na qual quer seguir e se especializar.

 

A Monitoria Voluntária de Ensino de Graduação da Faculdade Rebouças abriu edital de seleção para 2021. As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro, e a publicação dos resultados acontece no dia 03 de março.

INSCREVA-SE


02/23
2021

Com o objetivo de coletar dados para compor a pesquisa em desenvolvimento dos projetos de extensão da Faculdade Rebouças dos quais participam, os alunos Edson, Lorrane, Edneide, Priscila, Abraão, Jaqueline e Luana, do curso de Design de Interiores, visitaram a Tile Revestimentos na última sexta-feira, 19.

Eles compõem dois projetos de extensão: "Atlas de materiais para projetos de interiores”, coordenado pela profa. Flávia Bezerra; e "Da feira central ao centro do lar”, coordenador pelo prof. Caio Méssala. Durante a visita, os estudantes pesquisaram sobre porcelanato e sobre os revestimentos rústicos e texturas, respectivamente.

Para o aluno Abraão Carlos, participar de um projeto de extensão é singular, pois promove uma visão ampla e realista de como é o dia a dia do Design de Interiores fora da Faculdade. “Toda a pesquisa de campo e o trabalho externo com o meio profissional e empresarial dá ao aluno uma visão maior de como realmente é o Design de Interiores lá fora, além de agregar valor e conhecimento aos seus trabalhos acadêmicos”, afirma.

 

Confira alguns registros da visita abaixo.

 

SOBRE OS PROJETOS

"Atlas de materiais e revestimento para projetos de interiores"

Atlas com dados virtual sobre materiais de construções e revestimentos utilizados em edificações e em ambientes internos que oportunize a busca de novas referências em materiais e tendências.

 

"Da feira central ao centro do lar"

Desenvolvimento de uma coleção de peças de decoração com sua confecção baseada na matéria prima ofertada e garimpada na feira central de Campina Grande-PB, retratando sua história e potencializando o valor agregado do produto a ser desenvolvido.

 

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